top of page

Horário a ser determinado

|

Praça do Monumento, s/nº – Ipiranga

10 de Novembro: Dia do DNA do Amor (2019)

Evento marca a data da morte de médico empreendedor social, Roberto Kikawa, como oportunidade para engajamento social e atendimento de saúde gratuito

10 de Novembro: Dia do DNA do Amor (2019)
10 de Novembro: Dia do DNA do Amor (2019)

Horário e local

Horário a ser determinado

Praça do Monumento, s/nº – Ipiranga, SP, Brasil

Sobre o evento

No dia 10 de novembro de 2019 completa um ano desde que o mundo perdeu o médico criador das carretas da saúde, morto em assalto no bairro do Ipiranga. Dr. Roberto Kikawa foi o fundador de negócios de impacto social como a Fleximedical, em 2004 e o CIES em 2008. Vencedor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, Roberto dedicou sua vida a ajudar as pessoas em alta vulnerabilidade social por meio da medicina. Até a data de sua morte mais de 2 milhões de pessoas haviam sido beneficiadas gratuitamente com atendimentos médicos especializados realizados em unidades móveis de saúde.

O Evento: Dia do Dna do Amor

Para marcar a data, não com o peso da morte deste grande médico e empreendedor social, familiares, amigos e parceiros se reuniram para criar um evento chamado Dia do DNA do Amor, em que serão feitos curtos discursos inspiradores para mais pessoas se engarem em causas sociais, como o Dr. Roberto fez, incluindo um atendimento médico gratuito à população.

Em sua primeira edição o evento acontece no bairro do Ipiranga, onde Roberto perdeu a vida. Precisamente em frente ao Monumento do Ipiranga, no Parque da Independência, unidades móveis serão instaladas por meio de parceiros para atendimentos médico voluntários em áreas como saúde do homem, da mulher e do idoso. Serviços como aconselhamento psicológico, consultas oftalmológicas, ginecológicas e urológicas, além de medições de pressão arterial e glicemia são oferecidos das 10h às 17h no local.

História de Roberto Kikawa

Roberto Kikawa sempre se interessou pelo cuidado humano desde quando era um jovem escoteiro. Mais tarde, na faculdade de medicina, enfrentou momentos muitos difíceis com o pai sofrendo por um agressivo câncer. Em seu leito de morte, o pai de Roberto, pediu ao filho que fosse um médico de verdade, dos que olham os pacientes nos olhos e que façam o máximo para prevenir doenças e, mesmo que diagnosticados com doenças que sejam uma sentença de morte, tivessem o acolhimento necessário para um atendimento humanizado em seus últimos dias. Mesmo sabendo que enfrentaria muitas adversidades com a falta do pai e, provedor, Roberto, filho único, prometeu atender ao desejo do pai.

Após uma trajetória de sucesso como cirurgião e gastroenterologista, Roberto decidiu que era hora de cumprir a promessa feita e passou a fazer diversas inovações tecnológicas na área da saúde. Era o início da Fleximedical Soluções em Saúde, em paralelo com seus serviços de atendimento em clínica particular, direção do Hospital São Camilo e como professor em universidades de medicina.

Poucos anos depois entendeu que deveria fazer mais, e criou o CIES Global. Organização que, em parceria com o setor público e privado oferecia atendimento médico gratuito a pessoas que estavam há muito na fila de espera por exames, consultas e cirurgias. Roberto recebeu muitos nãos e muitos sims. Assim, com muito esforço, dedicação, trabalho e parcerias, acabou sendo vencedor do Prêmio Empreendedor Social do Ano, da Folha de S. Paulo em parceria com Fundação Schwab e passando a participar do encontro do Fórum na Europa, Ásia, África e América Latina.

No dia 10 de novembro de 2018, com apenas 48 anos, enquanto dava uma carona para um membro da equipe de volta para sua casa, foi brutalmente assassinado em uma tentativa de assalto, deixando um legado de amor ao próximo.

Compartilhe esse evento

Informações do evento: Events
bottom of page